Picote, uma típica aldeia transmontana, do concelho de Miranda do Douro, situada na Reserva da Biosfera Transfronteiriça Meseta Ibérica, onde pode ser feliz e ter uma experiência autêntica.

A cerca de 20 Km da sede de concelho, Mirando do Douro, e aproximadamente 90Km da sede de distrito, Bragança, está situada na margem direita do Rio Douro, no extremo sudeste o território do concelho, num planalto rural, em terreno levemente acidentado e montanhoso.

A freguesia tem uma área aproximada de 20 Km2, integrando também, como anexa, a localidade do Barrocal do Douro. Faz fronteira com outras duas freguesias do concelho: Vila Chã da Braciosa e a União de Freguesias de Sendim e Atenor.

A aldeia estende-se sobre as arribas do Douro, encontrando- se integrada no Parque Natural do Douro Internacional. A implantação do núcleo habitacional sofreu, ao longo dos séculos, uma grande mobilidade, sendo o povoamento atual o resultado da continuidade das populações que, desde os tempos proto-históricos, se instalaram nos castros sobranceiros ao Douro.

Picote sobressai dos demais aglomerados do concelho porque aqui pode ser feliz!

É possível ser-se feliz em Picote imergindo na nossa história e tradição, visitando o património natural, que apresenta paisagens de cortar a respiração, cujo ex-líbris é o Miradouro da Fraga do Puio, que integra a rede de miradouros do Parque Natural do Douro Internacional, e o património cultural, visitando os edifícios medievais, a arquitetura moderna, popular e tradicional, o património classificado, como o conjunto da Barragem de Picote, vários sítios de interesse arqueológico e falando com a nossa gente.

Pode ser feliz provando os nossos pratos típicos, descobrindo o mirandês, conectando-se com a natureza, encontrando a espiritualidade, equilibrando a mente e o corpo, atingindo a tranquilidade.

Em Picote, será um convidado de honra, será FELIZ!

O que dizem sobre Picote?

«Pessoas de raiz aonde encontramos a maior da Sinceridade. A Visitar. Com a nova Vista sobre a Fraga do Pio»
«Clima, paisagens, passeios pedestres e em bicicleta, ar puro.»

Comments are closed.

Close Search Window