Conheça os cantares e a música tradicional que acompanham as danças de roda ou dos pauliteiros. Picote, a par de outras aldeias do concelho é também terra de Pauliteiros, que através do seu grupo, levou a cultura da Terra de Miranda a todo o país e estrangeiro, tendo o seu auge nas décadas de 80 e 90 do século XX e que ainda hoje em momentos festivos se reúne para animar as festas. 
Prove os sabores da nossa Terra, explore a gastronomia e conheça o enoturismo local.

Deixe-se levar pelo soar do mirandês, que está tão presente naquilo que fomos e que somos. Conheça um dos mais ricos e vivos elementos de ligação com o passado histórico da nossa região. Descubra a língua mirandesa em Picote, a primeira localidade da região a colocar a toponímia em mirandês, assumindo assim um papel pioneiro no reconhecimento e na valorização do mesmo.

Aproveite a natureza ímpar para fazer desporto. Percorra os percursos pedestres, aventure-se nos caminhos em BTT. Visite o EcoPark da Ribeira: pratique atividades como andebol, futebol, ténis, voleibol e voleibol de praia; desafie-se na parede de escalada e observe a linha de água e os moinhos. 

Seja livre e parta em descoberta dos trilhos de Picote sobre duas rodas, com as bicicletas elétricas que temos disponíveis para se aventurar. Percorra os caminos i carreirones e descubra os espaços e riquezas naturais, nas arribas sobranceiras ao rio Douro em pleno coração do Parque Natural do Douro Internacional.Explore os socalcos do Douro. Deslumbre-se com a paisagem.

Conecte-se com a natureza, ao mesmo tempo que observa as oliveiras centenárias e se deixa encantar pelos vinhedos seculares.

Conheça a nossa aldeia histórica. Viste a Capela de Santa Cruz e a Igreja Matriz de Picote. Observe a “Porca de Picote”. Explore as ruas, onde poderá ver as placas toponímicas em português e mirandês. Visite as casas em granito, os moinhos de água e os lagares de azeite e de vinho. 

Descubra a serenidade e desfrute da paisagem.

Ao ver a beleza das majestosas arribas e dos troços do Douro, onde a respiração fica suspensa, inspire e permita que a paisagem lhe restabeleça o equilíbrio. Durante a sua estadia, relaxe e reponha as energias, seja no meio da natureza, a fazer caminhadas, a conhecer a nossa identidade, a observar as aves que fazem dos escarpados rochosos das arribas do Douro a sua casa, ou simplesmente a contemplar a paisagem.

Comments are closed.

Close Search Window