Fique a conhecer os pontos emblemáticos da nossa Freguesia. Descubra a serenidade por entre os caminhos de Picote. Venha ser feliz connosco!

Núcleo Antigo da Aldeia
Miradouro da Fraga do Puio | Miradouro da Barragem de Picote
Aldeamento de Barrocal do Douro e Barragem
Capela Santo Cristo
Fresco "Os Santos"
Coreto
Porca de Picote
Arqueiro da Fraga de Puio
Eco Park da Ribeira
Terra Mater - Ecomuseu de la Tierra de Miranda

Rotas e Percursos

Camino de las Arribas

Liga Miranda do Douro-Picote-Sendim, na zona de transição entre o Planalto
Mirandês e o Vale do Rio Douro.
Desfrute da paisagem, do património geológico, histórico e construído, da avifauna ou dos bosques de zimbro nas encostas rochosas do Douro.

Camino de la barraige – Tierra

Além do património natural, histórico e arqueológico, deslumbre-se com o geossítio da Fraga do Puio, miradouro para o canhão do Rio Douro. No Barrocal do Douro, visite as morfologias graníticas e o Conjunto de Interesse Público da Barragem de Picote.

Camino de ls molinos – Auga

Neste percurso pode observar hortas com picotas (ciguonhas), a arquitetura tradicional, a toponímia em língua mirandesa, as fontes, os cruzeiros, a flora autóctone da região. Junto à ribeira de Picote visite o Molino de l’Arca ou a cascata do Pielgo.

Camino Funte Aldé – Aire

Zona de transição entre as Arribas do Douro e o Planalto Mirandês, com áreas graníticas aplanadas com solos de saibro proveniente do manto de alteração granítica ou sedimentos.

Em Fonte Aldeia, pode ver animais de raças autóctones mirandesas.

Camino de ls Santos – Fuogo

Nas imponentes arribas do Douro, associadas às memórias do contrabando, pode observar o “canyon”, a flora e a avifauna do Parque Natural do Douro Internacional, os pombais, o Castro do Picão, as ruínas da Capela de S. Paulo, o Ermitério dos Santos.

Comments are closed.

Close Search Window